SNET

PROMOÇÃO

REALIZAÇÃO

APOIO

XVI SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS TECTÔNICOS

X INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON TECTONICS

22 a 24 de maio de 2017 | Salvador - BA - Brasil

SESSÕES TEMÁTICAS

Os trabalhos poderão ser apresentados de forma oral ou em painel, abrangendo as seguintes temáticas:

ST1 – ANÁLISE ESTRUTURAL E MICROTECTÔNICA

Esta sessão será dedicada à análise estrutural em todas as escalas, ou seja, dos grãos e microscópio às abordagens em escala regional. Serão bem-vindas as contribuições que, empregando mais de uma ferramenta, tenham como tema investigações estruturais em sistemas distensivos, compressivos ou transcorrentes que ofereçam soluções para questões em aberto relativas a processos tectônicos em geral.

ST2 – TECTÔNICA DE CINTURÕES OROGÊNICOS E ÁREAS CRATÔNICAS

Nesta sessão temática pretende-se discutir a constituição, a arquitetura, a evolução e a interpretação tectônica da Plataforma Sul-americana em terrenos cratônicos e cinturões orogênicos. São esperadas contribuições que incluam a determinação da idade de eventos deformacionais e metamórficos visando a interação entre a aplicação de análises isotópicas e geocronológicas ao estudo de processos metamórfico-deformacionais, evolução crustal e magmatismo, além do comportamento tectônico e estrutura de terrenos pré-cambrianos.

ST3 – NEOTECTÔNICA

O objetivo central dessa sessão é a apresentação de trabalhos que envolvam a caracterização de estruturas deformacionais do Neógeno ao Quaternário, enfocando os eventos neotectônicos associados, padrões de lineamentos e fraturas/falhas neotectônicos, além da cinemática e dinâmica, aspectos sismológicos e geomorfológicos associados.

ST4 – TECTÔNICA DE BACIAS

O estudo da evolução e estruturação das bacias sedimentares, costeiras e interiores do Brasil, tem se mostrado de grande importância para o desenvolvimento do país e um grande desafio há anos enfrentado pelos geólogos. Espera-se nesta sessão uma abordagem com estudos de campo, bem como a utilização de avançadas técnicas e ferramentas.

ST5 – MODELAGEM TECTÔNICA

Esta sessão temática espera receber contribuições sobre aplicação de conceitos e técnicas estruturais em obras de engenharia, mineração, reservatório de hidrocarbonetos e no planejamento territorial, bem como sobre aplicação de métodos quantitativos, de simulações numéricas e analógicas no entendimento mecânico das estruturas geológicas. Experiências didáticas visando o ensino e a divulgação de conceitos de Geologia Estrutural/Geotectônica em diferentes âmbitos serão também contempladas nesta sessão.

ST6 – CONTROLE ESTRUTURAL DE DEPÓSITOS MINERAIS

Nesta sessão temática pretende-se discutir a relação entre os depósitos minerais e o controle tectônico-estrutural dos mesmos. Grande parte dos depósitos minerais é claramente desenvolvida em ambientes tectonicamente ativos. Desta maneira, a deformação e metamorfismo exercem um papel preponderante na gênese e distribuição de muitos depósitos economicamente importantes.

SECRETARIA:

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - Instituto de Geociências

Rua Barão de Jeremoabo s/n, Ondina, 40170-115, Salvador - BA

e-mail: secretaria@xvisnet.com.br