SNET

PROMOÇÃO

XVI SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS TECTÔNICOS

X INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON TECTONICS

22 a 24 de maio de 2017 | Salvador - BA - Brasil

EXCURSÕES

O XVI Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos – X International Symposium on Tectonics oferecerá duas excursões monitoradas por experientes pesquisadores brasileiros. As inscrições podem ser realizadas pelo site até o dia 30 de abril de 2017.

 

As excursões oferecidas é:

REALIZAÇÃO

APOIO

EXCURSÃO 1:

FEIÇÕES ESTRUTURAIS DE TECTÔNICA DISTENSIONAL E TRANSCORRENTE NA BACIA DO TUCANO

 

Líderes: Dr. Carlson de M.M. Leite e Dr. Luiz Cesar Correa Gomes.

 

Valor: R$ 500,00

Número mínimo de participantes: 20

Número máximo de participantes: 30

Data limite para inscrição: 10/03/2017

Data limite para confirmação: 18/03/2017

 

RESUMO: A Bacia do Tucano é parte do Sistema de Riftes Recôncavo-Tucano-Jatobá relacionado à abertura do Oceano Atlântico Sul durante o Cretáceo. É dividida em sub-bacias em função da mudança de polaridade da falha de borda. Por causa de sua localização em região do semi-árido do estado da Bahia, as estruturas deformacionais presentes mostram excelente estado de preservação. Os afloramentos selecionados mostram estruturas tipo roll-over, rampas de revezamento, estrias com indicadores cinemáticos e bandas de deformação associados às superfícies de falhas puramente distensivas ou evoluídas em regimes transtrativos e transpressivos. Estas últimas estão localizadas em zonas de transferência estabelecidas entre as terminações das falhas de bordas das sub-bacias. Em todos os afloramentos serão discutidas as relações geométricas entre as estruturas presentes, os mecanismos de deformação formadores das estruturas, o papel da reologia dos arenitos porosos durante a deformação e os critérios cinemáticos e dinâmicos condicionantes dos estilos estruturais presentes em bacias rifte.

EXCURSÃO 2:

Exemplo de Deformação Heterogênea Transpressiva em Fácies Granulito no Paleoproteroizo – Afloramentos da Praia da Barra (Cidade de Salvador, Bahia, Brasil)

 

Líder: Profa. Dra. Jailma Santos de Souza de Oliveira (UFBA)

 

Dia da Excursão: 25 de maio de 2017, com encontro no Morro do Cristo às 08h00min. Caso haja disponibilidade de veículos, ela poderá ser agendada com saída às 07h30min a partir do IGEO.

 

Duração de visita: 5 horas

 

Valor: R$ 30,00

Número mínimo de participantes: 10

Número máximo de participantes: 20

Data limite para inscrição: 10/03/2017

Data limite para confirmação: 18/03/2017

 

RESUMO: A cidade de Salvador está localizada próxima à confluência de duas unidades tectônicas principais do Cráton do São Francisco: o Cinturão Itabuna - Salvador - Curaçá, com orientação N-S, e o Cinturão Salvador - Esplanda - Boquim, com orientação NE-SW. Ambas as unidades representam a exumação de uma crosta continental profunda caracterizada por uma diversidade de rochas metamórficas de alto grau, deformadas de modo polifásico. O Cinturão Itabuna - Salvador - Curaçá foi amplamente investigado por vários autores há mais de duas décadas. Entretanto, poucos estudos investigam o Cinturão Salvador - Esplanada - Boquim e a conexão entre essas duas unidades ainda é insuficientemente conhecida e debatida.

 

Os afloramentos estudados apresentam uma grande diversidade de rochas metamórficas de alta temperatura deformadas por duas fases deformacionais. Essas rochas exibem uma configuração espacial, na área em foco, onde os granulitos portadores de ortopiroxênio envolvem os boudins de granulitos máficos e ultramáficos e os granulitos portadores de granada, e todo o conjunto é intrudido por corpos sienograníticos (LA-ICPMS monazita = 2,06 Ga.) e diabásios (40Ar/39Ar biotita = 1,02 Ga).

 

Nessa visita técnica apresentamos novos resultados estruturais, termobarométricos e geocronológicos de afloramentos bem expostos nas Praias do Morro do Cristo e Farol da Barra, no bairro da Barra. Uma área caracterizada pela superposição de duas fases distintas de deformação no mesmo evento de geotectônico de alta temperatura, que é responsável por um padrão complexo de deformação finita. Estas deformações estão vinculadas às condições metamórficas em fácies granulito que ocorreram durante a orogenia paleoproterozoica (ca. 2.3 – 1.9 Ga). A visita será realizada em um dos cenários turísticos mais famosos e charmosos de Salvador.

 

Foto: http://viagemeturismo.abril.com.br/atracao/de-santo-antonio-da-barrafarol-da-barra/

Observações:

 

- Para participar das excursões, é necessário estar inscrito no evento.

 

- As vagas são limitadas e o preenchimento obedecerá à ordem de opção e do pagamento da taxa de inscrição da excursão.

 

- A realização da excursão está associada ao número mínimo de inscritos. E caso de não realização da mesma, o valor pago será integralmente restituído aos inscritos.

 

- Em caso de cancelamento da inscrição na Excursão por parte do participante, por qualquer motivo, a Comissão Organizadora devolverá 70% do valor do pago.

INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO

1) Acesse o sistema de inscrições aqui.

 

2) Clique em “Inscrição”.

 

3) Clique em “Cursos e Oficinas” e em seguida clique em “2° Opção para inscritos”

 

4) Digita o número do CPF ou Passaporte, e em seguida clique em “Verificar”

 

5) Selecione uma opção do minicurso e em seguida clique em “Cadastrar Opção”

 

6) Aparecerá a tela “2° Opção cadastrada com sucesso!".

 

O participante também receberá um e-mail de confirmação.

INSTRUÇÕES PARA PAGAMENTO

- O pagamento de inscrição deverá ser feito por DEPÓSITO BANCÁRIO ou TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA, na  conta corrente do Evento:

 

    Banco do Brasil

    Agência: 3559-9

    Conta Corrente: 47.330-8

    Razão Social: Sociedade Brasileira de Geologia.

    CNPJ: 62.916.366/0001-62.

 

- Após a realização do depósito ou transferência, enviar a cópia digital do comprovante para o e-mail:

    financeiro@xvisnet.com.br

IMPORTANTE:

- Serão considerados válidos somente os pagamentos realizados em até 7 dias após a realização da inscrição da excursão. Após os 7 dias, se não houver a realização do pagamento, a inscrição será automaticamente CANCELADA.

 

- NÃO serão aceitos depósitos por envelope em caixa eletrônico

 

- Caso não seja confirmado a realização da excursão, os pagamentos confirmados serão devolvidos integralmente.

 

- Caso haja desistência da parte do participante da excursão, a Comissão Organizadora devolverá somente 70% do valor da excursão. As desistências notificadas a partir de 20 dias antes do evento não serão ressarcidas, devido a reserva de hospedagem e transporte.

 

SECRETARIA:

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - Instituto de Geociências

Rua Barão de Jeremoabo s/n, Ondina, 40170-115, Salvador - BA

e-mail: secretaria@xvisnet.com.br